Tem asma? Aprenda a respirar

O ato de respirar é involuntário. No entanto, respirar da forma correta é importante para a qualidade de vida1.

Um dos sintomas mais frequentes da asma é a falta de ar. Muitas vezes, asmáticos respiram pela boca, de forma superficial. Essa respiração é deficiente, já que diminui o aporte de oxigênio aos pulmões. Uma respiração superficial pode acarretar sonolência, apatia, falta de concentração, fadiga intelectual e irritabilidade, devido à oxigenação cerebral insuficiente, bem como lentidão do metabolismo celular2.

Respirar pela boca provoca um desequilíbrio na musculatura do tórax e o aparecimento de deformidades, como alterações na coluna vertebral2. A respiração bucal pode afetar o desenvolvimento da estrutura óssea facial, a função pulmonar e até mesmo o sono, além de deixar o organismo mais suscetível a resfriados, gripes e sinusites1.

Crianças que respiram pela boca também podem apresentar distúrbios no crescimento, na aprendizagem e na fala2.

Trata-se de um ciclo vicioso: a respiração deficiente provoca problemas na coluna e posturas incorretas, que agravam os problemas respiratórios. Para romper esse ciclo, recomenda-se a fisioterapia respiratória. É um conjunto de técnicas que visam basicamente à correção da dinâmica diafragmática, que se encontra alterada na maioria dos asmáticos, bem como em outros pacientes portadores de patologias respiratórias. Entre essas técnicas, destaca-se a chamada reeducação postural global (RPG), que visa a reeducar a respiração e todo o corpo3.

Por outro lado, veja a importância da respiração correta: quando o ar é inspirado pelo nariz, chega aos pulmões aquecido e umidecido. O muco nasal e os micro-cílios atuam como defesas naturais do organismo. São filtros que purificam o ar e evitam que impurezas entrem em contato diretamente com os pulmões1.

Em pacientes com asma, respirar calma e profundamente, e pelo nariz, é fundamental para o controle da doença. Assim, evitam-se infecções das vias respiratórias e garante-se mais qualidade de vida2.

  1. Ao inspirar, verifique se a barriga se enche de ar, aumentando de volume. É sinal de que você está respirando corretamente2.
  2. Para uma respiração profunda, mantenha a postura ereta, com os ombros para trás e o tórax para a frente2.
  3. Exercite a respiração profunda e calma no seu dia a dia2.

Referências

1. ACADEMIA BRASILEIRA DE RINOLOGIA. A melhor forma de respirar é pelo nariz. In: RESPIRE PELO NARIZ. Disponível em: www.respirepelonariz.org.br/resp_pelo_nariz.asp. Acesso em: 10 set. 2012.

2. PARA QUE NÃO LHE FALTE O AR. Tem asma? Aprenda a respirar fundo! 2009. Disponível em: www.paraquenaolhefalteoar.com/articles.php?id=270. Acesso em: 10 set. 2012.

3. NEN, TL. Fisioterapia: sua respiração entrando nos eixos. 2009. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS. Disponível em:  www.asmaticos.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=118:fisioterapia-sua-respiracao-entrando-nos-eixos&catid=4:artigos. Acesso em: 10 set. 2012.

 Cód.: BR/AST/0023/12

Mantenha-se informado sobre a asma

Comentários Comentários (4) | Ler todos os posts

Leia outros posts relacionados

Comentários (4)

GSK | 20 de Novembro de 2012

Olá,Chayane. Muito legal ler a sua opinião.

É ótimo saber que está aproveitando as nossas dicas, e que assim o nosso objetivo está sendo cumprido.

Fumar agrava os sintomas de asma, é pode aumentar a inflamação dos brônquios.

O acompanhamento médico durante o tratamento de asma é fundamental. O médico vai orientar com todos os cuidados que você deve ter para controlar os sintomas e auxiliá-lo a parar de fumar.

Acesse os links abaixo, é veja algumas dicas sobre o tema:
http://www.chegadeasma.com.br/asma-em-fumantes-passivos/

http://www.chegadeasma.com.br/o-que-desencadeia-as-crises-de-asma-os-viloes/

Fique à vontade para navegar e aproveitar todas as dicas nos posts.

Um abraço,

Núcleo de Relacionamento Web
GlaxoSmithKline

» chayane | 19 de Novembro de 2012

Quero agradecer desde já por todos os conselhos e dicas que venho recebendo..tenho asma e sofro com tantas limitaçoes..e o pior de tudo é que eu fumo,já tentei parar várias vezes e nao consigo. Gostaria de saber mais sobre as consequencias de fumar e ter asma. OBRIGADA.

GSK | 19 de Novembro de 2012

Oi, Suely. Obrigada por participar do nosso blog!

É muito importante que sua amiga consulte um médico especialista. Somente ele, após fazer uma avaliação clínica, poderá indicar a terapia adequada para o caso dela, que poderá variar de acordo com o grau do enfisema, entre outros fatores.

Fique à vontade para navegar e aproveitar todas as dicas nos posts.

Um abraço,

Núcleo de Relacionamento Web
GlaxoSmithKline

» suely | 17 de Novembro de 2012

Tenho uma amiga que tem enfisema os exercicios para respirar sao iguais ou ha diferença daqueles que tem dpoc como eu?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*
*
*