Rinite alérgica: uma doença com muitos impactos na qualidade de vida

rinite rinite alérgica sintomas da rinite

1 de Novembro de 2016

Qualquer pessoa nasce com predisposição à alergia, mas a hereditariedade é um fator que conta muito. A chance de um filho de pais alérgicos apresentar atopia é de 50%, e o problema mais comumente manifestado é a rinite alérgica, que atinge cerca de 10% a 25% das pessoas1.

Os sintomas da rinite alérgica podem surgir minutos após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.). Isso se deve a uma reação imunológica entre a substância causadora da alergia (antígeno) e a defesa do organismo (anticorpo). Nas reações alérgicas, o sistema imunológico da pessoa produz, em grande quantidade, um anticorpo conhecido como imunoglobulina e quanto maior for a produção de IgE, maiores são as chances de o indivíduo manifestar doenças alérgicas. A repetição do processo alérgico provoca uma inflamação crônica que permanece mesmo quando a pessoa não está em crise2.

Não brinque com a rinite alérgica

Seus principais sinais são congestão nasal, espirros, coriza e coceira no nariz, logo depois de se entrar em contato com uma substância alérgena2. Muitas vezes, pode ser confundida com um resfriado, por terem alguns sintomas em comum3, a diferença é que a rinite não é infecciosa, não causa febre e os sintomas podem durar por longos períodos4.

A rinite alérgica não corretamente tratada e diagnosticada pode comprometer também olhos, ouvidos, seios da face e pulmões, causando conjuntivite, otite, sinusite, bronquite e asma2. Fora de controle, a doença prejudica ainda o sono, o trabalho, os estudos, o convívio social, o humor e o ânimo, provocando alguns casos de depressão, irritabilidade, fadiga, ansiedade e tristeza2,5.

Por isso, ao surgirem os sintomas, procure logo o médico. A rinite pode ser tratada e as crises prevenidas com uma boa higiene ambiental, medicamentos específicos e vacinas antialérgicas1.

Siga corretamente as orientações médicas e não interrompa o tratamento. Rinite é coisa séria. Não deixe que ela afete a sua qualidade de vida.

Referências

1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA (ASBAI). Informações ao público: rinite alérgica. Disponível em: <www.asbai.org.br/secao_detalhes.asp?s=81&id=302>. Acesso em: 15 jun. 2015.

2. FÁTIMA EMERSON e NELSON GUILHERME CORDEIRO. In: Alergia nasal – É mais feliz quem respira pelo nariz! 2006. Disponível em: <www.asbairj.org.br/files/alergianasal.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.

3. HISBELLO S. CAMPOS. Gripe ou resfriado? Sinusite ou rinite? Disponível em: <files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2014/v102n1/a4024.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.

4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS (ABRA). Considerações sobre a Rinite: Rinite para Leigos. Disponível em: <www.asmaticos.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=122:rinite-para-leigos&catid=4:artigos>. Acesso em: 15 jun. 2015.

5. BLOG DA ALERGIA. Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Rinite alérgica pode influenciar o humor. Disponível em: <blogdalergia.blogspot.com.br/2015/02/rinite-alergica-pode-influenciar-o-humor.html>. Acesso em: 15 jun. 2015.

6. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS – SÃO PAULO (ABRA-SP). Perguntas frequentes. Disponível em: <www.sbasp.org.br/faq.asp>. Acesso em: 15 jun. 2015.

Cod.: BR/FF/0045/15  – SET/15

POST ANTERIOR

Além dos sintomas clássicos, a rinite alérgica apresenta outros sinais

PRÓXIMO POST

Como evitar a rinite alérgica no ambiente de trabalho

Comentários (2)

| Quero comentar também

GSK | 4 de Novembro de 2016

Olá Paulo! Os principais sinais de rinite alérgica são congestão nasal, espirros, coriza e coceira no nariz, logo depois de se entrar em contato com uma substância alérgena. É muito importante consultar um médico especialista, pois somente o mesmo após uma avaliação clinica, poderá diagnosticar se o sintoma que está apresentando está ou não relacionado a rinite alérgica. Para acompanhar nossas publicações, é só navegar e aproveitar todas as dicas dos posts. Um abraço, Equipe Blog Chega de Asma e Rinite GSK

PAULO GOMES | 2 de Novembro de 2016

quem tem rinite alérgica pode desenvolver crises de tosses ? caso sim, porquê ?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.