Cuidados importantes no ambiente para o controle da Rinite Alérgica

rinite alérgica obstrução nasal ácaros

29 de Novembro de 2016

Quem tem rinite alérgica, reage de forma exagerada a determinados estímulos, como a exposição à poeira, pólen e ácaros. A mucosa nasal, quando percebe a presença de tais substâncias, vai logo inchando, produzindo secreção aquosa e causando espirros e obstrução nasal – uma reação um tanto quanto exagerada e natural do corpo humano1. Por isso quem tem rinite alérgica sabe que é preciso tomar alguns cuidados extras para evitar o aparecimento de crises1. Veja algumas dicas:

  • Evitar tapetes, carpetes e cortinas no quarto de dormir. Dar preferência a pisos laváveis e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido2.
  • Camas e berços não devem ser colocados justapostos à parede2.
  • Combater mofo e umidade, principalmente no quarto de dormir2.
  • Evitar bichos de pelúcia, almofadas, caixas de papelão e estantes de livros no quarto2.
  • Evitar vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais, pelo menos, 2x por semana2.
  • Afastar o paciente alérgico do ambiente enquanto se faz a limpeza2.
  • Evitar banhos extremamente quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal2.
  • Evitar animais de pelo e pena, especialmente no quarto e na cama do paciente2.
  • Evitar desinfetantes e produtos de limpeza com odor forte2.
  • Evitar inseticidas em spray nem do tipo espiral, mas exterminar baratas e roedores pode ser necessário2.
  • Não fumar e nem deixar que fumem dentro de casa e do automóvel2.
  • As roupas de cama e cobertores devem ser lavadas e secadas ao sol ou em ar quente antes do uso2.
  • Dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados2.

Evitar os fatores desencadeantes das crises de rinite é importante, mas nem sempre é o suficiente. Neste caso é preciso procurar um especialista para uma avaliação. Nem tudo que afeta o nariz é rinite alérgica1.

Referências

1. SITE MINHA VIDA. Rinite alérgica pode ser prevenida com medidas simples. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12990-rinite-alergica-pode-ser-prevenida-com-medidas-simples/. Acesso em: 23 set. 2016.

2. SITE DÉBORA ESTEVÃO OTORRINOLARINGOLOGISTA. Como Prevenir a Rinite Alérgica – Medidas de Controle Ambiental. Disponível em: http://deboraestevao.com.br/prevenir-rinite-alergica-medidas-controle-ambiental/. Acesso em: 23 set. 2016.

BR/ALG/0002/16 – NOV 16

POST ANTERIOR

Como evitar a rinite alérgica no ambiente de trabalho

PRÓXIMO POST

Asma brônquica é igual a bronquite?

Comentários (4)

| Quero comentar também

GSK | 29 de Junho de 2017

Olá, André! Obrigado por participar do nosso blog. A asma não apresenta cura, mas pode ser tratada de forma efetiva, mantendo-se os sintomas sob controle, para evitar crises mais graves e garantir uma vida normal e ativa. O paciente precisa manter a doença sob controle, para isso é muito importante o acompanhamento médico para o asmático. O acompanhamento médico durante o tratamento é fundamental, pois somente o médico vai orientar com todos os cuidados que você deve ter para controlar os sintomas. E para isso acontecer tem que ficar longe dos gatilhos da asma, como fungos, fumaça de cigarro, emoções fortes entre outros. Fique à vontade para navegar e aproveitar todas as dicas nos posts. Um abraço, Equipe Blog Chega de Asma e Rinite GSK

André Uchôa | 29 de Junho de 2017

Meu filho tem asma e rinite, a luta é constante, du rante 3 anos ele ia cobstantemente na emergência. Tomou muito antibiótico sem necessidade Agora com acompanhamento específico da área, vai fazer 5 meses sem ir na emergência e sem ter febre e sem tomar antibiótico. A casa que moramos passou por profundas mudanças pra gerar um ambiente mais saudável pra ele. Mas mesmo de vez enquando ele entra em crise.

GSK | 18 de Maio de 2017

Olá, Márcia! A GSK fica feliz em poder ajudar! Nosso compromisso é fazer com que as pessoas possam viver mais, fazer mais e sentir-se melhor! Para acompanhar nossas publicações, é só navegar e aproveitar todas as dicas dos posts. Um abraço, Equipe Blog Chega de Asma e Rinite GSK

Márcia Anália Resende | 18 de Maio de 2017

Gostei muito da explicação sobre a bronquite, é bem clara. A diferença da asma e bronquite, fiquei satisfeita.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.