Além dos sintomas clássicos, a rinite alérgica apresenta outros sinais

alérgeno rinite rinite alérgica

18 de Outubro de 2016

Você sabe o que é um alérgeno? É qualquer substância que provoca uma reação do sistema imunológico a agentes estranhos, a chamada reação alérgica1.

No caso da rinite, doença crônica que causa inflamação das mucosas do nariz, o problema surge ao entrar em contato com ácaros, fungos, pelos de animais, mofo, bactérias, vírus, pólens e nas mudanças bruscas de temperatura2.

Atchim! Atchim! Atchim!

As reações mais comuns da rinite alérgica são espirros em sequência, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, na garganta, nos olhos e no céu da boca2.

Além disso, há outros sinais e sintomas que nem todos sabem, mas que podem ser característicos da doença: alteração no olfato, paladar e audição; voz anasalada; roncos noturnos, respiração pela boca e bruxismo (quando se aperta ou range os dentes); dor durante a deglutição; pigarro; olheiras, prega ou ruga na pálpebra inferior e prega no dorso do nariz; céu da boca em forma de ogiva e má oclusão dentária (o incorreto encaixe dos dentes das arcadas superior e inferior)3.

A rinite alérgica não tem cura, mas pode ser tratada com: higiene diária da sua casa, para evitar os ácaros, principais desencadeadores das crises; medicamentos específicos; e vacinas antialérgicas4.

Identificando alguns desses sintomas e sinais, procure o médico especialista para o diagnóstico e o tratamento corretos. Siga suas orientações e sempre mantenha a rinite controlada. Assim ela não prejudica o seu dia a dia, nem a sua qualidade de vida.

Referências

REFERÊNCIAS
1. MD.SAÚDE. Rinite alérgica: sintomas e tratamento. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2011/06/rinite-alergica-tratamento.html>. Acesso em: 26 jun. 2015.2. DOUTOR DRAUZIO VARELLA. Doenças e sintomas: rinite alérgica. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/r/rinite-alergica-2/>. Acesso em: 26 jun. 2015.

3. PREFEITURA DE BELO HORIZONTE – SUS. Protocolo da rinite alérgica. Disponível em: <http://ftp.medicina.ufmg.br/ped/Arquivos/2015/ProtocoloRiniteAlergica_13022015.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2015.

4. DOUTOR DRAUZIO VARELLA. Artigo: Rinite alérgica. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/respirar/rinite-alergica>. Acesso em: 26 jun. 2015.

Cod.: BR/INS/0040/15 – SET 16

POST ANTERIOR

Asma em atletas olímpicos: como eles lidam com a doença

PRÓXIMO POST

Rinite alérgica: uma doença com muitos impactos na qualidade de vida

Comentários (0)

| Quero comentar também

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.